Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/joaolima/www/wp-config.php on line 84
™A Parábola do Semeador | Site de Estudos Espíritas - João Lima

™A Parábola do Semeador

™A parábola do Semeador

™Capítulo XVII – E.S.E.

™Estudo Espírita –  C.E. Paz União e Fraternidade – 24-11-2015 – ™João Lima

™AS PARÁBOLAS E A SUA INTERPRETAÇÃO

™Na acepção geral do termo, parábola é uma narrativa que tem por fim transmitir verdades indispensáveis de serem compreendidas.

™As 32 Parábolas dos Evangelhos são alegorias que contêm preceitos de moral. O emprego contínuo, que durante o seu ministério Jesus fez das parábolas, tinha por fim esclarecer melhor seus ensinos, mediante comparações do que pretendia dizer com o que ocorre na vida comum e com os interesses terrenos. Sugeria, assim, o Mestre, figuras e quadros das ocorrências cotidianas, para facilitar mais aos seus discípulos, por esse método comparativo, a compreensão das coisas espirituais. (C. Shuttel).

™™A parábola do semeador

™O objetivo deste estudo é buscar a essência de cada uma das sementes, narradas pelo evangelista, no sentido de verificar em que grau está a nossa semeadura.

™É muito importante compreender ao estudarmos esta parábola, que JESUS durante a sua missão na terra, circulava pela Galiléia entre camponeses poetas. Camponeses que viviam da agricultura fazendo seu trabalho árduo e diário junto a terra mas que também não deixavam de ter uma profunda sensibilidade religiosa cultivada nas sinagogas, no templo de Jerusalém, ouvindo as histórias, as máximas morais extraídas do antigo testamento.

™Eram então pessoas que circulavam entre o altar da natureza e adoração a Deus e o trabalho diário repleto de esperança de muito esforço e de muito sacrifício. E para se entender esta parábola é necessário aqui resgatar sobre uma característica essencial da agricultura na Galileia de 2000 anos atrás. O terreno não era preparado antes de ser lançada a semente. Pelo contrario, depois da colheita, depois que aterra foi pisoteada depois que animais circulavam no campo que toda sorte de espinhos, ervas daninhas, pedras, pedregulhos, estavam sobre o terreno, o lavrador lançava a semente e vinha então com um animal que puxava uma espécie de arado e aí então o arado sulcava a terra deixando-a preparada para o crescimento da semente que já havia sido lançada.

™Na agricultura de hoje sabemos que o lavrador prepara antes o terreno, arando adubando, corrigindo o PH da terra, para somente depois lançar a semente.

™Nesta parábola encontramos um semeador que sai a semear, e porque a terra não foi antes preparada, de acordo com a cultura da época, essa semente cai na beira do caminho, que é o caminho por onde passavam os lavradores no momento anterior, quando houve colheita, cai também sobre espinheiros, e cai sobre pedregulhos que eram lançadas no processo da colheita anterior, o que mostra que a semeadura era irrestrita e o trabalho da terra é feito somente depois que a semente foi lançada pelo semeador.

 

™Então vale a pena lermos detalhes desta parábola, sem a pretensão de esgotarmos nestes breves minutos a sua analise espiritual.

™Vamos então á parábola, como transcrita do Evangelho Segundo o Espiritismo:

™Naquele dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à borda do mar. E vieram para ele muita gente, de tal sorte que, entrando em uma barca, se assentou, ficando  toda a gente de pé na ribeira; e lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis aí que saiu o que semeia a semear. E quando semeava, uma parte das sementes caiu junto da estrada, e vieram às aves do céu, e comeram-na. Outra, porém, caiu em pedregulho, onde não tinha muita terra, e logo nasceu, porque não tinha altura de terra. Mas saindo o sol se queimou, e porque não tinha raiz, se secou. Outra igualmente caiu sobre os espinhos, e crescendo os espinhos, a afogaram. Outra enfim caiu em boa terra, e dava fruto, havendo grãos que rendiam a cento por um, outros a sessenta, outros a trinta. O que tem ouvidos de ouvir, ouça. (Mateus, XIII: 1-9)

™A Parábola do Semeador sintetiza os caracteres predominantes em todas as almas. Compara a providencia divina ou a ação orientadora de Deus a um semeador.

™™A semente é a palavra de Deus, lançada indistintamente. Os conselhos espirituais, as revelações são dadas a todos os filhos de Deus. Sem nenhum preconceito e de forma irrestrita.

™™Mas cada qual vai receber estas sementes, de acordo com a qualidade da sua “terra íntima”.

™™A Palavra de Deus, a “semente”, é uma só, em todos os tempos e lugares.

™™A sua absorção e aplicação, depende da variedade e da desigualdade dos Espíritos que povoam a Terra.

™E podemos dizer mais, cada um de nós ira produzir de acordo com as potencialidades do seu próprio espírito.

™Lembremos que a Deus incumbe de dar nos o Sol, dar a chuva, os nutrientes, corrigir o crescimento, elementos que estão implícitos nesta parábola.

™Jesus compara a sua ação de anúncio do reino de Deus, de anúncio da mensagem libertadora do Evangelho, a atividade de um semeador o que é muito bonito pois tocava o coração dos camponeses que o ouviam e nos leva a uma reflexão muito profunda de que a atividade do evangelho tem muito a ver com as virtudes necessárias para um agricultor, entre elas a fé e a confiança no mais alto. E de que teremos uma boa colheita se sob seus preceitos trabalharmos.

™A nossa casa mental:

™A nossa casa mental pode ser dividida em 3 partes:

™Subconsciente: residência de nossos impulsos automáticos, simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados – hábitos e automatismos; é a mente não racional.

™™Consciente: “domínio das conquistas atuais”, onde se erguem e se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando – esforço e vontade; é a mente racional.

™™Superconsciente: “casa das noções superiores”, indicando as eminências que nos cumpre atingir – ideal e meta superiores, aspirações máximas do espírito.

™A semente atirada ao longo do caminho

™A parte da semente jogada ao pé do caminho, que é comida pelas aves, representa a Palavra do Plano Maior recebida, sem que nos modifique, ou sem que nos desperte a ação.

™A semente que cai nas pedras e nos espinheiros.

™O pedregal e o espinheiro representam a pouca base de nosso vaso interior para a assimilação da palavra divina.

™™Esta parte da semente está relacionada com a questão de ser religioso e ter uma religião.

™™Ter uma religião é seguir o que o pastor diz, o que o padre prega e o que os tribunos falam. Ser religioso é modificar-se interiormente e agir exteriormente de acordo com os preceitos do Evangelho.

™A semente que cai em terreno fértil

™A semente que cai em terreno fértil diz respeito àquela palavra que, em nos encontrando atentos e receptivos, se assenta em fundamentos que nos são próprios, sólidos e bem estruturados.

™™A semente que cai em terreno fértil pode, também, ser comparada à expansão do nosso “eu”, ou seja, quanto mais pessoas comungam com os nossos ideais do bem, tanto mais a semente cresce em fortaleza.

™A semente e o SER Espírita

™Encontra respaldo nas diversas categorias de Espíritas

™1) Naqueles que se apegam aos fenômenos materiais, e deles não tiram nenhuma consequência.

™2) Naqueles que não procuram senão o brilho das comunicações dos Espíritos.

™3) Naqueles que acham os conselhos muito bons e os admiram, mas deles fazem aplicação nos outros e não em si mesmos.

™4) Naqueles para quem essas instruções são como a semente caída na boa terra e produzem frutos.

™Conclusão

™Os ensinamentos contidos nesta parábola faz-nos refletir sobre a função primordial de cada um de nós no esclarecimento, trabalho continuado, enfim, na caridade em relação ao nosso irmão.

™™Assim, ao clarearmos o campo mental daqueles que nos ouvem, estaremos plantando em terra boa, e a palavra divina produzirá a cento por um.

™
Bibliografia

™KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed., Brasília, FEB.

™SCHUTEL, C. Parábolas e Ensinos de Jesus. 11. ed., São Paulo, O Clarim, 1979.

™XAVIER, F. C. No Mundo Maior, pelo Espírito André Luiz. 7. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.

™DIAS, D. Haroldo O Novo Testamento, 1ª Edição – Brasília, FEB, 2013.

™GREGORIO, B. Sérgio – A parábola do Semeador.

™DIAS, D. Haroldo – TV CEI – Perolas do Evangelho

™

™

Comentários estão desabilitados.